Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MILTON CAMPOS
( Minas Gerais – Brasil )

( 1900 – 1972 )

 

Milton Soares Campos (Ponte Nova16 de agosto de 1900 — Belo Horizonte16 de janeiro de 1972) foi um políticoprofessorjornalista e advogado brasileiro. Foi governador de Minas Gerais, deputado federal, senador e ministro da Justiça.

Milton Campos bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Minas Gerais - hoje da UFMG - em dezembro de 1922, e ainda estudante apoiou os candidatos oposicionistas da Reação Republicana aos governos estaduais e a República. A partir de 1925 passou a dedicar-se profissionalmente também ao jornalismo, assumindo a direção dos Diários Associados em Minas, fundando e colaborando com o Estado de Minas e também para o Diário de Minas. Em 1934 elegeu-se deputado à Constituinte de Minas Gerais pelo Partido Progressista (PP). Com o fechamento das assembleias legislativas volta a advogar para a Caixa Econômica Federal até 1944, quando foi exonerado do cargo por ser um dos signatários do Manifesto dos Mineiros, documento divulgado em outubro de 1943, representando a primeira iniciativa dos setores liberais contra o Estado Novo.

Foi eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte em 1945, mesmo ano em que participou da fundação da União Democrática Nacional (UDN). Dois anos depois ganhou a eleição para o governo mineiro com coligação entre a UDN, o Partido Republicano e uma ala dissidente do Partido Social Democrático (PSD), além de integralistas e comunistas. Como governador, desenvolveu uma administração baseada na austeridade e na recuperação das finanças. Educaçãoagriculturaenergia elétrica são algumas áreas em que mais se pôde notar a atuação de Milton Campos como governador de Minas Gerais. Foi também candidato à vice-presidência da República por duas vezes (1955 e 1960), sendo derrotado em ambas. Em 1958 elegeu-se senador por seu estado de origem. Participou ativamente das articulações que levaram ao golpe militar de 1964, que tirou João Goulart da presidência. Foi nomeado ministro da Justiça e Negócios Interiores pelo presidente Castelo Branco, demitindo-se em 1965, por não concordar com a edição do Ato Institucional Número Dois. Em 1966 foi reeleito senador. Faleceu durante seu último mandato, em Belo Horizonte, em janeiro de 1972.

Milton S. Campos é também patrono das Faculdades Milton Campos, com sede em Nova Lima.

Ler a biografia completa, sobretudo acerca da trajetória política do autor, em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Campos

 

"O homem que todos gostariam de ser."
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

 

SANTOS, Diva Ruas.  Antologia da Poesia Mineira.  Belo Horizonte: Ed. Cuatiara, 1992.        192 p.  Capa e montagem Maxs Portes. Editora: Diva Ruas Santos    - Apresentação: Alberto Barroca. 
Ex. bibl. Antonio Miranda 

O soneto "CAMÕES" foi escrito quando o seu autor contava dezoito anos de idade, em 1918:

 

CAMÕES

Foi poeta e foi guerreiro. Quis o fado
que a destra exímia que empunhava a pena
sustentasse também — mão de soldado —
a lança que ameaça e desordena.

Em sua vida de predestinado,
cheia de horrores e de angústia plena,
soube guardar um nome imaculado,
merecedor de sorte mais serena.

Morreu, entanto, pobre e perseguido,
o guerreiro sem mancha, o herói sem jaça,
mas feliz porque houvera conseguido,

fiel a seu sonho e a à sua nobre ideia,
a imortalização de sua raça
no perpétuo esplendor de uma epopéia.


*



VEJA e LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:

      

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html

 

Página publicada em agosto de 2022                           

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar